SPPC
Sociedade Portuguesa
de Psicologia Clínica

Notícias


WebdesignWebdesign:
D'Arcy Albuquerque

Sessões científicas comemorativas dos 25 anos.

A Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica celebrou em 2014 o 25º ano da sua fundação. Para assinalar esta data, decorreram entre Novembro e Dezembro, 5 eventos científicos e de celebração, dois no Porto e três em Lisboa. Os eventos no Porto foram organizados conjuntamente com a Escola Superior de Educação do Porto - Mestrado em Educação e Intervenção Social.
A audiência que chegou a estas comemorações foi marcada pela presença de sócios, mas também muitos não sócios desta Sociedade, que decidiram participar nestes eventos.

A abertura das Comemorações teve lugar no Porto, no dia 21 de Novembro com a Conferência do Dr. Paulo Azevedo, “Onde Para o Édipo?”, seguida de tertúlia. Esta conferência ocorreu na Escola Superior de Educação do Porto.

Já no dia 9 de Novembro, e no ano em que a SPPC introduz no seu plano de formação um seminário de investigação em psicoterapia, o orador convidado, Prof. Manoel Tosta Berlinck, desafiou a audiência do Porto a refletir sobre o tema “Método Clínico, Psicoterapia e Intervenção Psicossocial”. Esta conferência, para além de aberta ao público, fez também parte do plano do curso de formação em psicoterapia psicodinâmica da SPPC.

Tendo os eventos do Porto contado com a participação de uma plateia diversificada, chegava a vez de Lisboa acolher as Comemorações.

Nos dias 11 e 12 de Dezembro, o Prof. Manoel Berlinck dinamizou um seminário de 6 horas, no Hotel Real Parque, sobre “Investigação em Psicologia Clínica: Problemas e Perspetivas”. A sua longa experiência não só como professor universitário e investigador, mas também como psicanalista, permitiu que este seminário para além de aberto ao público, fizesse também parte do plano do curso de formação em psicoterapia psicodinâmica da SPPC- 4º ano, funcionando ainda como um seminário opcional para os formandos dos restantes anos.

Finalmente, no dia 13 de Dezembro teve lugar o Encontro de Encerramento das Comemorações, no Hotel Real Palácio. O programa deste dia centrou-se essencialmente na importância da SPPC na formação e desenvolvimento dos Psicólogo Clínicos em Portugal. Destacou-se ainda a apresentação dos projetos de investigação dos alunos do 4º ano de Formação de Lisboa e do Porto.

No final do dia, a SPPC convidou todos os participantes deste evento para um cocktail na sede, associado à inauguração de uma exposição sobre a história da Sociedade. A exposição continuará patente na sede ao longo dos próximos meses para quem quiser visitá-la.

A Comissão Organizadora fez um balanço bastante positivo destas comemorações ,que permitiram não só divulgar a SPPC a muitos participantes externos como aumentar o conhecimento sobre a sua história aos membros mais jovens. Foram ainda  momentos importantes de afirmação da dinâmica científica da Sociedade e de intercâmbio internacional que poderá criar janelas de oportunidade para outras formas de colaboração.
No conjunto dos eventos participaram 258 pessoas, das quais 96 membros da SPPC e 162 não membros.

A Comissão Organizadora das Comemorações foi constituída por:
Isabel Prata, Graça Patrício, Ana Bertão, Manuel Justino Silva, Margarida Godinho, Ana Isabel Jacinto e Paula Campos. Contou ainda a colaboração da Direção de Formação e com o apoio de secretariado de Manuel Silva, Delfina Jagundo e Carla Frazão.

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem



Lista dos Órgãos Sociais para o Biénio 2014/2015



Mesa da Assembleia Geral
Maria José Martins de Azevedo, Sócia nº37 (Presidente)
Cesaltina Neves de Carvalho, Sócia nº 183 (Suplente)
Ruth Maria Bento Ribeiro de Sampaio, Sócia nº 435 (Vogal)

Direcção
Alvarina Barreto Ramos, sócia nº 619
Ana Carolina de Freitas Justino, sócia nº 620
Ana Maria Bertão da Silva Neto, Sócia nº 53
António Jorge Andrade, Sócio nº 3
Fernando Manuel Esteves Moreira Simões, Sócio nº 33
Graça Marrocano, Sócia nº 67
Isabel Maria Duarte de Araújo, Sócia nº 5
Jorge Manuel Pargana Gravanita, Sócio nº 2
Maria Isabel Prata Duarte, Sócia nº 1
Patrícia João Paquim Gonçalves Santos António, Sócia nº 251
Rita Margarida Santos Fonseca e Costa do Vale, Sócia nº 215
Vítor Daniel Ferreira Franco, sócio nº 62
 
Conselho Fiscal
Graça Maria Patrício Pereira, Sócio nº 6 (Presidente)
Maria do Céu Santos Paulo, Sócia nº 46 (Vogal)
Eneia de Araújo  Bexiga, Sócia nº 274 (Vogal)


O SOCIUS-ISEG-UTL
, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal associaram-se para promoverem a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE REGULAÇÃO PROFISSIONAL nos dias:

11 de Novembro de 2011
Conferência Geral
NATIONAL AND INTERNATIONAL TRENDS
12 de Novembro de 2011
Seminário Internacional
REGULATION, ACCREDITATION AND SPECIALISATION OF PSYCHOLOGISTS IN EUROPE
A conferência decorrerá na sala de conferências do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, sito no Largo Jean Monnet, 1 - 6º, em Lisboa.
A entrada é livre, mas, por razões logísticas, requer inscrição. Por favor confirme a sua presença até dia 7 de Novembro para o endereço: professionalregulation@gmail.com
Esta mensagem corrige assim informação difundida anteriormente.




2011 European Congress of Psychology in Istanbul : July 4 - July 8, 2011



CICLO DE SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
MECANISMOS DE DEFESA /MECANISMOS ADAPTATIVOS
02 DE ABRIL DE 2011



Caro(a) Sócio(a)

Informamos que no próximo sábado, dia 2 de Abril de 2011, irá realizar-se mais um ciclo de Seminários Temáticos, subordinada ao Tema "Mecanismos de Defesa/ Mecanismos Adaptativos", aberto a todos os sócios da SPPC com inscrições limitadas.
O evento terá lugar no Hotel Real Palacio, sito na Rua Tomás Ribeiro, 115, em Lisboa, no horário das 10h às 13h e das 15h às 18h. Será servido um almoço volante na sede da SPPC.


Contamos com a sua participação. Faça a sua inscrição até ao dia 31 de Março de 2011


Código Deontológico da OPP




No dia 24 de Janeiro, "após um longo trabalho de preparação, surge a proposta de Código Deontológico da OPP. Trata-se de um texto fundamental para os psicólogos e para todos aqueles que são afectados pelo trabalho dos psicólogos. Entendeu a Direcção da OPP, que este texto devia estar em consulta pública, para permitir reunir o maior número de contributos sobre o assunto. Assim, e até 24 de Fevereiro de 2011, poderá enviar os seus comentários para o endereço electrónico codigo@ordemdospsicologos.pt . Após este período, a comissão de elaboração do Código elaborará um texto final a ser submetido à aprovação da Assembleia de Representantes da Ordem". Mais informações em:www.ordemdospsicologos.pt


A SPPC celebrou 20 anos

A Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, associação científica fundada e criada por Escritura Pública em 1989, celebra este ano de 2009 os seus 20 anos de actividade formal ao serviço da Psicologia e dos Psicólogos.

logo SPPC

A nova identidade visual da SPPC

A SPPC está de cara nova. Tem novo símbolo e novo layout para o site. Esta nova identidade retoma os elementos simbólicos da marca original da Sociedade (a representação do mito “Eros & Psique”) e faz uma redução gráfica dos elementos originais acrescentando-lhes um terceiro, também simbólico: o azulejo português.

Essa agregação conjuga o valor semântico do mito com um outro elemento distintivo desta Sociedade,  a sua identidade nacional, inconfundivelmente portuguesa. A abordagem desta marca cultural (a azulejaria portuguesa) tem no entanto inspirações modernas, pelo que o traço usado na logo não é o tradicional desenho figurativo dos grandes painéis da azulejaria portuguesa, mas sim o traço livre, dinâmico e leve.

Para a redução gráfica do mito, o ponto de partida é a letra grega Ψ (minúscula ψ) ou “psi”, relativa à figura mitológica de Psique, largamente empregada como signo de Psicologia. Para Eros no entanto a redução não é feita a partir de um signo gráfico linguístico, mas de uma analogia à própria figura de Eros e seus adereços: a imagem do menino alado com o seu arco e flecha é, em si mesma, um signo de Eros, ou na representação popular, do amor.  Aqui apenas o arco e a flecha, conjugados com o psi, é que apontam para Eros.

Cada elemento do mito é representado por dois traços. Cada um com uma cor característica da identidade cultural (arquitetónica) portuguesa, o azul e o amarelo. Os dois elementos são conjugados num abraço de opostos/complementares, alma e razão, aqui representados pelo par cromático.

Eleições

No dia 12 de Dezembro de 2009, das 15h 30 às 18h, terá lugar a eleição dos Corpos Sociais que irão conduzir a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, no próximo biénio 2010 e 2011. Este acto decorrerá na sede da Sociedade, na Rua Andrade Corvo, nº50, 6º dto, Lisboa. Os associados que estejam em pleno gozo dos seus direitos estatutários estão por este meio convidados a participar no presente acto eleitoral.

Para conhecer a lista consulte> Lista A" .

 

Inscrição dos profissionais de Psicologia na Ordem dos Psicólogos

Foi publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 208 — 27 de Outubro de 2009 o Regulamento para a inscrição dos profissionais de Psicologia na Ordem dos Psicólogos. Segue em anexo o Regulamento n.º 422/2009  para vossa apreciação.

 Ordem_psi.pdf

Nomeação da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos

Por nomeação da Ministra da Saúde a 16 de Abril de 2009, iniciou os seus trabalhos a Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos Portugueses:

Nélia Silva
Telmo Batista
Jorge Gravanita
Samuel Antunes
Franscisco Rodrigues

Para mais informações consulte: www.ordemdospsicologos.pt

Ordem dos Psicólogos

Em 4 de Setembro de 2008 foi publicada no Diário da República a Lei 57/2008 que cria a Ordem dos Psicólogos e aprova o seu Estatuto.

Trata-se de um documento fundamental para o futuro da Psicologia em Portugal e para a regulação da actividade dos psicólogos, que há mais de vinte anos era esperado. A prática da Psicologia Clínica e da Psicoterapia serão, futuramente, enquadradas nos âmbito das especialidades a reconhecer.

O governo irá agora nomear uma Comissão Instaladora da Ordem que a irá gerir até à realização das primeiras eleições, no prazo de um ano.

Leia o documento em: http://dre.pt/pdf1sdip/2008/09/17100/0621106220.PDF (fonte: Diário da República Electrónico: www.dre.pt)



©2008 SPPC - Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica