SPPC
Sociedade Portuguesa
de Psicologia Clínica

Eventos


WebdesignWebdesign:
D'Arcy Albuquerque




“Percursos no Desenho”


cartazInserido na Trienal Movimento Desenha’12, a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC) promove um debate com o tema “Percursos no Desenho” e convida profissionais de diversas áreas a pensar o seu percurso e história de vida ligados ao desenho.

Desde sempre na história da humanidade, o homem representou objetos, paisagens, acontecimentos, sentimentos, pensamentos ou ideias por meio de linhas, pontos, traços ou borrões que ainda hoje nos permitem, enquanto veículos, aceder à individualidade do sujeito que criou, à época em que viveu, à cultura a que pertenceu. O desenho é uma expressão pessoal, assim como o seu significado, pelo que, tal como o conteúdo manifesto de um sonho se torna significativo quando relacionado com as associações pessoais de quem sonha, também os desenhos, encontram significado quando vistos no contexto da história pessoal de quem desenha.

Na psicologia clínica e na intervenção psicoterapêutica em particular, o desenho pela sua própria natureza, ocupa um lugar muito próprio, permitindo a quem desenha apresentar visual e graficamente o que se passa no complexo teatro do mundo interior na sua constante confrontação dinâmica com o mundo exterior.

Porque desenhamos e para que nos serve? Para apreender e representar o real? Para nos pensar? Para nos distrair? Para refletir? Para nos curar? Estas e outras questões servirão de mote para discutirmos em conjunto o DESENHO e o seu significado, refletindo alianças possíveis entre a psicologia clínica e a arte. Participarão no debate personalidades ligadas à psicologia clínica, às artes plásticas, ao cinema de animação, ao ensino e à investigação: Ana Bertão (psicóloga clínica, psicoterapeuta, investigadora), Ana Menezes (artista plástica, investigadora), Eugénia Lynce (educadora de infância), Francisco Henriques (designer gráfico, investigador), Rita Pereira Marques (psicóloga clínica, psicoterapeuta).

O evento terá lugar no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa, no dia 24 de Novembro de 2012, das 10:00 às 13:00h. A entrada será livre.


 Dia Aberto da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica

“Sonh-arte"

20 de Outubro de 2012

Local: Porto


A Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, associação científica criada em 1989, tem como objetivo principal contribuir para a formação qualificada dos psicólogos clínicos, tanto no domínio da psicoterapia dinâmica como nas áreas da consulta e diagnóstico psicológico.


A criação do dia aberto é uma das iniciativas levadas a cabo para promover a divulgação do trabalho desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica na formação dos psicoterapeutas dinâmicos em Portugal, a sócios e a potenciais interessados. A escolha da cidade do Porto, para realização deste evento, vai no sentido de alargar e descentralizar os momentos formativos, assim como, fomentar a coesão, articulação e a sinergia de conhecimento entre os formandos dos vários anos da especialidade em psicoterapia e também de todos os sócios. Este ano, o dia aberto será dedicado à temática do Sonho, pelo“Sonh-arte”,olhar o sonho como uma produção criativa e simbólica da mente, como possibilidade de sonharmos o outro, nos sonharmos a nós e o que é vivido na relação. Assim, procuraremos abordar o sonho de forma criativa e abrangente, desde o desenvolvimento do conceito ao longo dos tempos, do seu papel para a transformação psíquica e a sua utilização no processo psicoterapêutico, com ilustrações clínicas.


Ver Cartaz

Ver Folheto

Programa

9h30- Apresentação do modelo de formação da S.P.P.C.- Professor Dr. Vitor Franco - Presidente da Direção da S.P.P.C.
10h15- O sonho: de Freud até hoje - Grupo de formação do 2º ano – Porto
11h00- Intervalo
11h15- O sonho na humanidade e a humanidade no sonho - Grupo de formação 3 º ano – Lisboa
12h00- O sonho não sonhado – Grupo de formação do 1º ano -Lisboa
12h45-Comentário de um formador da S.P.P.C.

13h00- Hora de almoço

14h00- Simbolismo, sonho e arte: os contornos de uma (trans)formação
-Grupo de formação do 4ª ano- Porto
14h45- Sonho e transformação psíquica no processo psicoterapêutico-Grupo de formação do 2º ano- Lisboa
15h30-Intervalo
15h45 Os sonhos na clinica- reflexões através de um caso clinico-Grupo de formação do 4º ano -Lisboa
16h30- Comentário de um formador da S.P.P.C.
17h00- Comentário final da Comissão organizadora- Dra. Rita Fonseca e Costa

As inscrições podem ser efetuadas para:

E-mail: informsppc@gmail.com ( nome completo, profissão e contatos)
Ou  via C.T.T para a seguinte morada: Rua Andrade Corvo nº50 6º Dtº 1050-009 LX

 
Sócios em formação -  Entrada livre
Sócios – 10 euros
Não sócios  - 25 euros
NIB da Conta da SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICOLOGIA CLÍNICA
Banco Santander Totta: 0018 0000 3553 4059 0014 5
A sua inscrição fica efetiva após o envio por correio do comprovativo de pagamento
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Rua Andrade Corvo, 50, 6º Dto  - 1050-009 LISBOA

©2008 SPPC - Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica